quarta-feira, 6 de julho de 2011

SAUDADE DO QUE EU AINDA NÃO VI.


Certa vez me contaram que muitos negros que eram escravizados morriam de banzo, que é um tipo de saudade tão apertada que a pessoa entra em inanição e falece. Meu irmão disse que meu pai quase morreu de banzo quando se separou da família e foi morar sozinho numa cidade muito distante, longe de todos os amigos e parentes.

Saudade é um sentimento muito dolorido, que todos já sentiram em algum momento em suas vidas. Sentimento que, se por um lado nos machuca, por outro distingue em nós as coisas e pessoas que gostamos muito e as que nem tanto. A saudade do que passou nos ensina a aproveitar o hoje, posto que o presente virará pretérito no futuro, portanto, carpe diem, para sofrer menos amanhã.

Rubem Alves, um nostálgico inveterado, foi brilhante ao afirmar que “a saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar”. Apesar de doer, a saudade mostra que a vida sempre tem capítulos felizes. Se o capítulo chamado hoje não está legal, liga não, isso passa. Talvez amanhã será um capítulo que fará com que seu depois-de-amanhã sinta dele saudade...

Mas quando a saudade aperta, ela não cabe dentro do coração e então, escorre pelos olhos...

A saudade torna-se especialmente insuportável quando o presente é angustiante. Quando o tempo vivido foi bom e a realidade tem estado muito dura, muitos tendem a recusar o hoje, fantasiando o ontem. Conta a estória que Jó perdeu tudo e, de milionário, converteu-se num indigente enfermo. Em sua nova vida, Jó se lembrava do passado e dizia: "Como tenho saudade dos meses que se passaram, dos dias em que Deus cuidava de mim” (Jó 29:2). Esta é a sensação que muitos temos quando nosso presente não está embrulhado em papel brilhante e amarrado com fita. Tendemos a crer que Deus se esqueceu de nós... OU até que jamais de nós lembrou... Será que Ele está mesmo morto?

Eu tenho muitas saudades do meu passado. Tenho saudades de quando era criança em Goiânia. Dos meus amigos do “ginasial”. Da minha banda de rock. Do meu primeiro amor ao Senhor. De tomar banho de banheira com meus filhos quando eram crianças. De ficar até de madrugada com casais amigos, bebendo vinho e ouvindo música, ambos italianos. De não saber o quão mais complicada a vida é do que parecia ser.

Um segredo: sou meio melancólico! Mas fujo deste sentimento por saber que ele é nocivo e não produz frutos agradáveis. Às vezes, quando a melancolia me pega de jeito (Graças a Deus que são poucas estas vezes), ouço Belchior escondido, assim permito que minha alma “ame um passado que ainda não passou, recuse um presente que machuca, e não veja o futuro que me convida...”(Neruda), mas logo, desisto da melancolia para abraçar a vida do hoje, que por ser uma dádiva de Deus, chamamos de “presente”, e também sonhar cheio de esperanças com um amanhã melhor.
Todavia, de todas as saudades, a que mais me machuca é uma saudade que sinto de tudo que eu ainda não vi. Quando Renato Russo escreveu esta poesia, identifiquei-me. “Tem gente que tem saudade do que nunca existiu, e isto dói bastante”. Mas eu estou no trem daqueles que sentem falta majoritariamente do que ainda não conhecem:




“E é só você que tem
A cura pro meu vício
De insistir nessa saudade
Que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.”

                                 Renato Russo, em Índios.

Minha maior saudade é a saudade do Céu. Já quis até morrer para poder matar a saudade que tenho do Céu. Quero muito poder sentar no colo do meu Pai do Céu. Agarrar aquelas barbas com muita força. Beijar sua testa. Rir sem parar. Rir até chorar, mas... Sem choro, pois lá não terá lágrimas. Morro de saudades de caminhar de mãos dadas com meu Pai do Céu e bater longos papos sobre vida, sobre amor e sobre coisas que sequer sei que existem. Não quero largá-lo. Morro de saudades... Saudade do que ainda não vi.

Esta é a saudade que mais aperta meu coração e mais me faz sofrer. Meu consolo? Ao contrário da das coisas que passaram, esta saudade viciosa será plenamente curada, posto navegar nas ondas do amanhã, que compulsoriamente virão, não nas de ontem, que não mais moinhos movem.

-----------------------------

QUEM ME DERA... AO MENOS UMA ÚNICA VEZ...



.

24 comentários:

  1. Amei esse texto,,,voce como sempre um homem cheio da boa e agradavel palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rev. Luciano!

    Me permiti compartilhar desta linda mensagem e do convite com alguns amigos de Brasília.
    Posso não estar aí, mas gostaria que eles estivessem neste domingo.
    Vai ser uma bençãom, pois já o é.

    A paz do Senhor!

    Sandra, de Belgrado

    ResponderExcluir
  3. Como sonhadora compulsiva, digo:

    Lindo , esse texto!

    beijo

    Re

    ResponderExcluir
  4. Lu, esse posting seu sobre a saudade saiu bem da sua cabeSSa? O ele foi inspirado em alguma crise atual de algum amigo seu?
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ooooooh! Entao voce mora dentro do meu coracao, pra ter entendido desse jeito a saudade que eu tenho de gente "que fala a minha lingua"...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luciano, parabéns pelo texto; amei!
    Abração
    Márcia Maria

    ResponderExcluir
  7. LUCIANO:
    SEU TEXTO CUTUCOU O MEU BANZO... EU SOU SAUDADE. O TEXTO DO RENATO RUSSO: A ADELIA DISSE PARECIDO: AI QUE SAUDADE!!! DE QUE? MEU DEUS, NÃO SEI.

    OBRIGADO POR ME HAVER COLOCADO NO SEU LINDO TEXTO.

    ABRAÇO DO RUBEM ALVES

    ResponderExcluir
  8. Meu lindo! Seu texto resumiu minha crise. To chocada.

    Sabe onde eu fui na quinta? Milao, no show room do Valentino. Lu, foi como ir numa galeria de arte. Abaixo os preconceitos contra haute couture! Depois de conto a experiencia.

    ResponderExcluir
  9. Q texto lindoo...
    Encontrei-me em cada palavra.Parabéns!!

    Morgana Medeiros- http://mmedeiross.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. autenticidade é tudo. amei o texto!

    Simone Amaral

    ResponderExcluir
  11. Um dos textos mais belos que li!

    Alexandre

    ResponderExcluir
  12. O post é belíssimo e verdadeiro.
    A primeira vez que ouvir a palavra: "banzo" foi em uma fase da minha vida das mais dolorosas e eu ainda não sabia o significado e muito menos a sensação que ela realmente causaria. Com o passar do tempo, saudade é algo diário que muda de estágio de acordo com os dias que me sinto mais propícia em aceitar que ela existe.

    Toda vez que tenho saudade do meu futuro, lembro do poema de Carlos Drummond de Andrade, "A dor do não vivido". Saudade do passado é nostalgia, do futuro, incerteza e do presente é a esperança em Deus que tudo nesta vida é passageiro, inclusive a saudade.

    Um forte abraço.

    Cris Barbosa

    ResponderExcluir
  13. neste momento em que leio o seu texto ouço Belchior. (só para constar)
    cristina martins

    ResponderExcluir
  14. Pr. Luciano,

    Gostei demais de sua maneira de falar de saudade... isso me levou de volta a alguns anos atrás... e hoje descobri porque sinto saudades do que não vi, ou do que não vivi ainda... obrigada por compartilhar!

    Deus o abençoe ricamente,
    Jacqueline Sena

    ResponderExcluir

Opa! Que legal que você quer dar a sua opinião! Ela é muito bem-vinda.