domingo, 4 de abril de 2010

TATOO OR NOT TATOO?



Questão: "Crente pode fazer tatuagem?"


Uma pergunta que sempre fazem a mim é a seguinte: “pastô, pó fazê tatuági?” Tem horas que dá vontade de responder: “não dá, não sou tatuador, não tenho a maquininha, e nem sei desenhar a Hello Kitty!”

Brincadeiras à parte, muitos crentes ficam se perguntando se é plausível um cristão usar tatuagem. Usam alguns versículos para embasar sua argumentação. Basicamente dois:

Lv 19:28: Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.

1Co 6:19: Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Infelizmente temos o péssimo hábito de ler textos bíblicos de maneira isolada, sem conhecer o devido contexto. Não há nada nesses textos acima que indiquem uma proibição explícita a tatuagens.
Quando Moisés estava escrevendo Levítico, lembrou-se que, no meio dos povos pagãos em redor de Israel, era costume fazer marcações nos corpos em honra a seus mortos. O texto de Lv 19 deve ser lido em todo o conjunto, pois indica uma série de atitudes culturais próprias do paganismo, e não uma proibição da tatuagem por si só. Não é engraçado que ninguém ainda tenha se levantado para dizer que também é pecado os homens barbados apararem a barba, baseados em Lv 19.27, um versículo imediatamente anterior? Essa seletividade de pecados é tããão engraçada...
Já o texto de 1Co 6 não faz alusão a pretensas tatuagens, mas sim à prostituição. No contexto, entendemos que a cidade de Corinto era muito licenciosa. Era uma cidade portuária, com grande movimentação de estrangeiros, que buscavam “diversão adulta” nas horas vagas. Era também uma cidade conhecida por seu templo a Afrodite, com sua prostituição cultual. A coisa era tão braba que algumas prostitutas cultuais se convertiam, mas continuavam com sua aparência “profissional” anterior, ou seja, com a cabeça raspada, símbolo de dedicação a Afrodite. É por isso que, no cap. 11, Paulo fala sobre o véu e a confusão que se formava na igreja. Mas isso é outra conversa. O que interessa aqui, no cap. 6, é que Paulo não falava de um ato estético em si, mas sim atacava o comportamento pecaminoso expresso na prostituição de alguns crentes de Corinto. Paulo é ainda mais explícito no v. 15: Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum!
Portanto, o que Paulo e Moisés combatiam não era uma mera questão estética, e sim uma questão espiritual: nosso compromisso com Deus. Ambos os textos atacam, à sua maneira, nosso grau de comprometimento com Deus. Seja praticando coisas próprias dos pagãos (quem se lembra de rosas ungidas ou vales do sal?), seja na licenciosidade moral (onde “irmãs” sonham em ser capa da Playboy), o terrível problema a ser combatido não é um bocado de tinta injetado debaixo da pele. Combater tatuagem é, no meu entender, apenas uma cortina de fumaça. O que deve ser combatido, com todas as forças, é a superficialidade de nossa relação com Deus, que tanto envergonha o nome do Evangelho. Para isso, somente com a “tatuagem” do caráter de Cristo em nossos corações, somente com o lavar regenerador do Espírito (Tt 3.5). Em suma, não se preocupe com tatuagem, brincos, piercings ou coisas passageiras. Focalize sua energia, isso sim, em ser sal da terra, luz do mundo e testemunha viva do Rei vivo. Com ou sem tatoo.

Contribuição: Reverendo Digão

27 comentários:

  1. Olá, querido irmão,

    Como vai? Recentemente, lancei em meu blog uma enquete sobre o assunto. O tema sempre é oportuno, tendo em vista o número de evangélicos que aderem às tatuagens, cada vez mais.

    Um abraço,

    Maya

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo, sou ateu e prezo as opiniões que são fundamentadas, contudo, tendo convivido com crestes cristãos, não posso deixar de mencionar a existência de uma utilização selectiva das passagens que escreveu enquanto restrições a essas práticas. Por um lado apela ao contexto, mas existem religiosos que apregoam essas mesmas passagens como garante e justificação de uma proibição. Também este desconcerto entre pares religiosos sobre a Palavra divina que provam o tratamento indiscriminado dos textos em função da intenção da individualidade. No campo sociológico, continua a prevalecer uma máxima: "o social justifica-se pelo social" (eu sou da opinião que as ideologias religiosas estão aqui claramente englobadas, pois a simples observação permite observar desta forma, onde se inclui o uso selectivo dos textos que apontei anteriormente). Se este é um problema da sociedade, e se o querem resolver, é pelas relações sociais que têm de abordar os jovens e, sobretudo, com aspectos concretos, porque, como podemos reconhecer, se a juventude se aproxima de algum homem revestido de santidade, esse é Tomé.

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo,
    Obrigado por sua contribuição.
    É incrível como que o ser humano cria partidos e facções pelas mais distintas crenças religiosas ou não.
    Por isso, sempre prefiro não ficar dolado da religião, mas do lado do discurso amoroso e tolerante de Cristo, que não se preocupou em querer provar ou "desprovar" nada para ninguém, mas apenas estimular enfaticamente a necessidade de nos tolerarmos e assim fazermos deste um mundo melhor.

    A paz de Deus está nas mãos dos homens...

    Paradoxal, né?!

    Eu não quero gastar minha energia tentando provar que deus existe.
    Não pérca a sua tentando me provar que Ele existe:
    APENAS AME OS DIFERENTES E CRIE A PAZ!

    O resto é perfumaria barata!

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo, prezei a sua postura pluralista comparativamente a outros pares que falham recursivamente na efectivação dessa ligação entre diferenças e concordâncias, em valores importantes como o respeito pela opinião, valor que tanto assiste às pessoas que têm crenças similares como aquelas que não acreditam.
    Com sorriso compreendi o desabafo sobre o dispêndio de energia, compreenderá certamente que me enquadro no conjunto de jovens "concretos" que escrevi anteriormente. Enfim, não revendo o mesmo "motor" para as minhas acções, manterei o meu respeito pelos demais porque não me considero especial e digno de um tratamento diferente.
    Enfim, quanto tudo o resto (reconhecendo a sua impossibilidade, por tantas e variadas razões) só posso escrever que teria mesmo de ver para crer.

    ResponderExcluir
  5. ola pastor!Muito oportuna a sua materia sobre tatoo!Sou evangelica e missionaria!Gostaria de tatuar no braco um versiculo biblico depois que jesus me livrou da morte de uma bruxaria feita por minha cunhada em chocolates para me matar!Mas tenho receios quanto a desagradar ao Deus todo poderoso que sirvo e que remiu e livrou minha alma da sepultura!MAS COMO FOI UMA ESPERIENCIA TREMENDA QUE DEUS ME DEU POIS ENTROU LEGIAO EM MIM E DEUS ME LIBERTOU VI TUDO ACONTECER!ESTA EXPERIENCIA ME MARCOU MUITO!PORISTO QUERIA MUITO REGISTRAR NUMA TATOO ESCREVENDO UM VERSICULO BIBLICO DO SALMO 23 QUE DIZ:AINDA QUE EU ANDASSE PELO VALE DA SOBRA DA MORTE NAO TEMERIA MAL ALGUM PORQUE TU JESUS CRISTO ESTA COMIGO!MAS COMO HA MUITA DIVERGENCIA A RESPEITO DE SE TATTO É DO DIABO OU NAO É?DEUS CONDENA?NAO CONDENA?NOSSA DA UMA DUVIDA MUITO GRANDE ENTRE O QUERER E O PODER!POIS A BIBLIA TAMBEM DIZ:POSSO TODAS AS COISAS;MAS NEM TODAS ME SAO LICITAS!CRISTAO PODE NAO PODE?MAS SEU BLOG JA ESTA ME AJUDANDO A DECIDIR E DISCERNIR!OBRIGADA PELA AJUDA!QUE DEUS CONTINUE TE ABENCOANDO PARA ORIENTAR E ABENCOAR OS CRISTAOS REALMENTE COMPROMETIDOS COM A PALAVRA E COM A OBRA DE DEUS!!A PAZ DE JESUS!

    ResponderExcluir
  6. Muitas doutrinas de algumas denominacoes sao muito perigosas,muitas proibem usar brincos,calsas,cortar cabelo!É muito triste e perigoso ao mesmo tempo,um dia conheci no escritorio de meu dentista uma jovem tambem evangelica como eu que havia saido da sua igreja porque foi expulsa pelo pastor porque o trabalho que Deus havia dado a ela ela teria que usar calsas,e a igreja nao admitia membro mulher que ussasse calcas,so homem podia,mulher nao!Preferiram jogar a ovelhinha para fora da igreja para o mundo cao,a relevar que aquilo de vestir calca nao fazia dela uma alma pecadora e depravada!FIquei muito triste por ver ate que ponto vai a ignorancia de nao saberem interpretar a palavra de DEUS!So mesmo jesus para ter missericordia desses falhos pastores xiitas!Como missionaria procuro ler e me orientar na palavra de Deus para orientar essas pobres almas perdidas nos vales da sombra da morte para aonde jesus tem me enviado para falar de sua maravilhosa luz aos que jazem em trevas!Que DEUS CONTINUE NOS UNGINDO E ORIENTANDO PARA NAO COMETERMOS OS MESMOS ERROS QUE MUITOS OUTROS PASTORES TEM COMETIDOS AO LONGO DOS TEMPOS!ERRAR É HUMANO!PERMANECER NO ERRO É BURRICE!!A PAZ DE JESUS A TODOS!E buscai ao senhor enquanto se pode achar,invocai o teu nome enquanto esta perto!A PAZ DO SENHOR JESUS A TODOS!

    ResponderExcluir
  7. SOBRE FAZER A TATOO DEUS TOCOU NO MEU CORACAO ESTA NOITE PARA NAO FAZER!O ESPIRITO SANTO PERGUNTOU A MIM:JESUS FARIA UMA TATUAGEM?FALEI NAO!ENTAO O ESPIRITO SANTO PERGUNTOU:POR QUE VOCE FARIA?PORISTO EU DECIDI QUE NAO FAREI!TRAREI MEU CORPO EM SACRIFICIO VIVO AO SENHOR!TODAS AS COISAS ME SAO LICITAS;MAS NEM TODAS ME CONVEM!PRECISAMOS LUTAR CONTRA AS TENTACOES!COMO MISSIONARIA PRECISO TAMBEM LUTAR CONTRA AS MINHAS!E BUSCAR DO SENHOR SE PODEMOS UMA COISA OU NAO!O ESPIRITO SANTO É O NOSSO MAIOR AJUDADOR NESSAS HORAS!SE OUVI LO COM CERTEZA ELE NAO NOS DEIXARA CAIR EM TENTACAO E PECAR CONTRA CRISTO JESUS NOSSO SENHOR E SALVADOR!A PAZ DE JESUS A TODOS!A BIBLIA DIZ REGISTI AO DIABO E ELE FUGIRA DE VOZ!QUE DEUS NOS DE FORCAS PARA LUTARMOS CONTRA AS TENTACOES!A PAZ DE JESUS A TODOS

    ResponderExcluir
  8. TA MAS AGORA ME FALA JESUS USARIA BONÉ? OU SE NÃO ELE PASSARIA MAQUIAGEM NO ROSTO? NÃO NEM POR ISSO QUER DIZER QUE É TENTAÇÃO PENSE BEM ANTES DE FALAR NAS COISAS.

    ResponderExcluir
  9. EU FIZ MINHA TATUAGEM E ESTOU COM O PENSAMENTO LIVRE QUANTO A ISSO PORQUE JESUS NÃO FARIA TANTAS COISAS MAS NÃO É PORQUE ELE NÃO FARIA QUE QUER DIZER QUE É PECADO OU ALGO DO TIPO TEM COISAS QUE NEM EXISTIA NAQUELE TEMPO.

    ResponderExcluir
  10. Tatuagem é coisa do demônio.

    ResponderExcluir
  11. "Anônimo disse...
    Tatuagem é coisa do demônio."

    Será que estar no meio de um monte de gente sem ser reconhecido e atirar pedras naquele que você acha que está agindo errado é ação divina? (lembrem-se do caso da prostituta que deixou de ser)
    Que fique claro, aponto o erro para que ele não seja cometido novamente, mesmo sabendo que provavelmente ocorrerá, não julguemos as pessoas, mas os atos. Sei que cometo muitos erros, por isso procuro não julgar as pessoas, que humano pode julgar???

    ResponderExcluir
  12. ola,tenho muitas tattoos e nao e acho tremenda ignorancia dizer que é coisa do diabo,pois se for assim julgar é coisa de quem? penso eu que todas as coisas que sao feitas com boa intençao,sao divinas,ate porque ninguem mata com boa intençao,e mesmo sendo por vaidade nao cabe a um mortal julgar as atitudes das pessoas.

    o que realmente vale é o que tem dentro do coraçao delas e nao a "casca" se for assim ninguem usa roupa normal,somente sandalia franciscana e bata,sendo que sao outros tempos.

    ResponderExcluir
  13. Karo amigo, bela interpretação porem com alguns erros em quesito de observar a cultura e outra de terminar princípios universais.
    A questão da tatuagem não é a mesma de fazer a barba. Deixar de fazer ou fazer a Barba é uma questão cultural, já fazer tatuagem está relacionado a algo maior que a aparência e sim, uma ordem expressa tal como não adulteraras. Deus nos criou perfeito e devemos respeito a Ele tatuagem é uma marca para a vida toda

    Primeiro vamos ao nosso exemplo que é Cristo.

    Ele fez tatuagem?

    NÃO, então por que eu devo fazer?

    Como será meu testemunhos como cristão?
    Será bem visto pelas pessoas que tento mostrar a Cristo em minha vida?

    Se você já fez, blz Deus o perdoa e aceita como vc é. Se voce é Cristão não faça pois não tem justificativas para isso. Somente a sua vontade e o que deve prevalecer é a vontade de Deus.


    Pessoal meditem nessa frase !

    DEUS ACEITA VC COMO VC É, MAS NÃO PERMITE QUE PERMANEÇA COMO ESTÁ !

    Deus aceita o ladrão, a prostituta, o mentiroso, o hipócrita,o viciado, mas não permite que esses continuem a praticar as coisas passadas. Nova vida , Nova Criatura !

    ResponderExcluir
  14. Beleza Daniel.

    A pergunta é "Jesus fez sexo"?
    Se a resposta é não então ninguém deveria fazer também .

    ResponderExcluir

Opa! Que legal que você quer dar a sua opinião! Ela é muito bem-vinda.