sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

FELIZ HOJE !


A virada do ano é marcada por esperanças e angústias.


Na fileira do primeiro sentimento temos a mola mestra que faz com que a vida continue existindo e fazendo sentido. A esperança é o que nos faz levantar cedo, trabalhar, estudar, ter filhos, sonhar... A esperança de que os nossos sonhos se realizarão, de que o mundo possa ser melhor para os meus queridos, de que o homem possa construir mais que destruir. A esperança fala de futuro posto ser um olhar otimista sobre os dias que ainda virão.

Na segunda fileira, temos a oposição, a angústia, que é o arrependimento por não ter feito ainda o que já estava prometido. São as promessas do réveillon passado que não passaram do papel ou da promessa. Planos de dieta, de mudança de emprego, de mudança de atitude, do curso não iniciado e da poupança uma vez mais adiada. Planos de ter coragem para ter planos e planos de ter coragem de realizá-los... A angústia, neste caso, fala do passado. Do tempo que, como óleo, impossível de reter na mão e escorrendo entre os dedos, fora do nosso controle e desejo, simplesmente vai embora.

Entre a esperança por um futuro bom ou melhor e a angústia por um ano já passado que poderia ter sido melhor, está o hoje, que é um dom de Deus e por isso podemos chamá-lo de presente.

No réveillon o hoje são os fogos, o abraço e pipocar do espumante, as orações de agradecimento do abençoado e os clamores dos menos afortunados. O hoje deve ser bem aproveitado, posto ter prazo de validade e acabar-se amanhã, quando já terá se tornado algo passado.

Muitas vezes vivemos emocionalmente presos no futuro ou no passado e nos esquecemos de curtir o presente. Viver o hoje mesmo! Carpe Diem: “Aproveite o dia de hoje!”, pois o hoje acaba em questão de horas e se torna passado e o amanhã a Deus pertence, posto não sabermos exatamente quando vira o próximo terremoto emocional, financeiro, espiritual, biológico ou até mesmo geológico.

O excesso de preocupação com o futuro gera uma doença chamada ansiedade e o excesso de fixação no passado gera outra doença, a depressão. Aproveite o dia de hoje, que é o presente: Presente de Deus para a humanidade.

O Sábio diz que há tempo para tudo. Tempo para todas as coisas que se possa fazer embaixo do sol. Tempo para dormir, para acordar, para trabalhar, para descansar, para namorar, casar e ter filhos. Tempo para cansar e para relaxar, para se alegrar e para se aborrecer, tempo para rir e tempo de chorar (Leia o livro “Eclesiastes”).

Ninguém terá uma vida tão desgraçada que não possa ter risos nos lábios e ninguém uma vida tão vitoriosa que não conheça as lágrimas da dor: Bem-vindo à vida!

Há tempo para todas as coisas. Não se preocupe demasiadamente com o futuro, mas cuide bem do presente. Abrace e beije hoje. Ria e cante hoje. Vá ao cinema hoje. Cante uma música de louvor a Deus hoje. Estude, trabalhe, produza, ria... Deus faz o resto.

A vida costuma ser muito boa para quem é boa com ela; costuma dar coisas boas para quem dá coisas boas: comece a dar estas coisas a si mesmo: Ame-se! Para amar o próximo como a mim mesmo, preciso, primeiro me amar. Amar meu corpo! Amar minha voz! Amar a pessoa única e exclusiva que eu sou.

Se hoje você está passando pelo seu dia de choro, não se fixe deprimidamente em seu passado de risos. Se você está vivendo no mar de alegrias, não deixe de aproveitar estas ondas por estar “ansiosamente preocupado” se no futuro este mar ainda estará para peixe. Mas lembre-se: Tudo passa, tanto o mal quanto o bem. Todos teremos altos e baixos e o hoje, repito, é um presente a ser aberto com sentimento de gratidão, pois se tenho o hoje, é porque estou vivo.

Tenha esperanças, pois Deus é bom! Tenha esperanças, não nas suas forças ou na sua própria capacidade, mas esperança que existe Deus e que Ele presenteia as pessoas que o buscam: Busque Deus! (Não busque e nem confie em religiões, pois os demais homens costumam ser tão maus e presunçosos quanto eu e você.)

O seguidor de Jesus de Nazaré é o cara que vive de esperanças e na esperança, posto viver confiando numa salvação a qual não tem provas que exista, mas apenas espera. Extraia do seu passado a matéria-prima da sabedoria, para não repetir os mesmos erros, mas não se culpe demais, pois até Deus te perdoa! Não prometa demais aos outros e a si mesmo coisas que não conseguirá cumprir: Deus, na verdade, te pede muito pouco!

Espere o melhor: FELIZ HOJE E UM ÓTIMO 2010.

------------------------------------------------------
 
Este vídeo produzido pela Starbucks, uma charmosa rede norte-americana de cafés é sensacional e segue a linha de outro que eu postei ano passado, também na virada. São pessoas do mundo inteiro cantando na mesma hora que "tudo o que precisamos é amor". John Lennon e Paul Mc Cartney se apropriaram do discurso de Jesus Cristo e fizeram esta bela canção. Como é interessante ver a mensagem de Jesus sendo pulverizada até mesmo por quem o questionou... AMO ESTES PARADOXOS HUMANOS!
 
No fim do vídeo coloquei a letra em portugues e em inglês.
Curtam!
 
 
 
 
ALL YOU NEED IS LOVE
The Beatles
 
Love, love, love


Love, love, love


There's nothing you can do that can't be done

Nothing you can sing that can't be sung

Nothing you can say, but you can learn how the play the game

It's easy



There's nothing you can make that can't be made

No one you can save that can't be saved

Nothing you can do, but you can learn how to be you in time

It's easy



All you need is love, love

Love is all you need

Love, love, love


All you need is love, love

Love is all you need



There's nothing you can know that isn't known

Nothing you can see that isn't shown

Nowhere you can be that isn't where you're meant to be

It's easy

All you need is love, love

Love is all you need


All you need is love, love

Love is all you need



TRADUÇÃO:
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA É DE AMOR


Amor, amor, amor

Não há nada que você possa fazer que não foi feito

Nada que você possa cantar que não tenha sido cantado

Nada que você possa dizer mas você pode aprender o jogo

É fácil



Nada que você possa fazer que não tenha sido feito

Ninguém que você possa salvar que não tenha sido salvo

Nada que você possa fazer mas você pode aprender a fazer seu tempo

É fácil



Tudo que você precisa é amor, tudo que você precisa é amor

Tudo que você precisa é amor, amor, amor é tudo que você precisa

Amor, amor, amor, amor, amor, amor, amor, amor, amor.

Tudo que você precisa é amor, tudo que você precisa é amor

Tudo que você precisa é amor, amor, amor é tudo que você precisa



Nada que você possa conhecer que não seja conhecido

Nada que você possa ver que não tenha sido mostrado

Nenhum lugar que você possa estar que não queria Ter estado

É fácil



Tudo que você precisa é amor, amor, amor é tudo que você precisa

Tudo que você precisa é amor (todos juntos agora)

Tudo que você precisa é amor (todo mundo)

Tudo que você precisa é amor, amor, amor é tudo que você precisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opa! Que legal que você quer dar a sua opinião! Ela é muito bem-vinda.