segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A bissle glick‏ - Carta de uma leitora


"Oi Pastor Lu!


Eh claro que eu li seu post "se eu fosse Deus". E eh claro que eu adorei.

Adorei sem que essa questao seja mesmo a minha questao: "porque existe mal no mundo". Isso eu entendo. Existe bem e mal, e os dois estao no mundo. A liberdade humana, o maior presente de Deus, eh responsavel pela proporSSao. Simples de entender.

Minha questao eh mais outra, horrivel, ate: "Deus criou o bem. Ele ate so gosta do bem. Mas porque ele criou o mal tambem?". Como eh que ele criou o bem, o mal, pra so gostar do bem??? Humanamente analisando, me parece a liberdade entao um presente de um deus grego...

Muito bem. Apesar desta ser a minha questao existencial, eu nao moro nela, simplesmente porque entendo que nao da pra ter a resposta pra tudo, com essa dimensao humana que a gente tem. Em muita coisa eh melhor a gente nem pensar, porque o pensar eh mais especular.

Eu deitei aqui no sofa, e acabei dormindo. E Deus sempre usa o sofa de noite, a televisao, o meu sono, o dormir, e de repente acordar quando esta passando alguma coisa que vai me fazer pensar. Sempre! Ele sempre faz isso comigo!

Acordei bem no comeco de um documentario sobre musica judaica, iidisch, felicidade do povo judeu atraves da musica, felicidade do povo judeu na musica, tradicao iidisch. O povo judeus sempre foi judiado, mas sempre produziu as melhores e mais alegres manifestacoes artisticas, neste caso estavam falando da musica. Eu definiria este documentario como sendo na verdade um instrumento pra mostrar o paradoxo de um povo "condenado" a ser o povo de Deus.

Ja no final, completamente cheia de toda a beleza das letras e melodias da tradicao iidisch, pergunta o reporter ao velhinho que eh um dos grandes nomes na area em todo o mundo:


reporter: por que Deus permitiu tanta dor, tanta catastrofe ao povo judeu?


velhinho musico pondo a mao na testa: porque? porque? Eu tambem sempre me perguntei isso. Porque Deus permitiu tanto mal ao povo que ele mesmo escolheu? Porque Deus deixou tanta coisa acontecer com o povo que ele mesmo separou? Eu me pergunto, sempre me perguntei. Todos nos nos perguntamos. Mas nao encontramos resposta. Isso eh o segredo de Deus".

Aih eu tive que chorar, de ver que nao eh essa minha pergunta, mas que eh essa minha resposta. "eh um segredo de Deus". Segredo. Eh melhor nao pensar, porque nao vai levar a descoberta. Eh segredo. O presente parece ser de grego, mas na verdade eh de Deus. Pode humanamente parecer vindo empacotado dentro de um cavalo. Pode ser horrivel, paradoxal, mas vem de Deus. O velhinho judeu se pergunta a vida inteira porque Deus permitiu o que permitiu. A resposta eh simplesmente que a pegunta nao eh importante. O que importa eh que Deus sabe a resposta, mesmo que suas razoes sejam um segredo.

Isso eh fe. Simples e de Jo, fe. Deus eh um segredo trasparente. Eh um segredo que eh. Nao ha como so acreditar e ama-lo se fizer sentido, humanamente. Fe eh ama-Lo pelo que ele eh, com seus segredos.

Eta povinho cheio de fe! Eu acho que minha fe cristaN sempre se fortifica quando eu me aproximo da fe judaica. Esse amor incondicional deles, por esse Deus com esse segredo tao grande? Isso me impressiona muito e me faz gostar de ama-LO muito mais. Alias, pros meninos a gente so le o velho testamento de uma biblia judaica pra criancas. Eles tem uma coisa chamada Agada, que eh o dom de florear a tradicao. As (his)estorias biblicas contadas de forma judaica fazem o coracao sorrir. Os meninos nem se perdem tanto no porque de tanto mal aqui, morte ali, porque na Agada esse segredo de Deus eh inerente.

Pois eh, vou ver ser compro um cd com as musicas que escutei ha pouco pra gente tambem sentir "a bissle glick" (em alemao, ein bisschen glueck). E sentindo esse "pouquinho de alegria" com a musica do documentario eh como a revelacao do segrego de Deus. Ou seja: o segredo dele eh o segredo. Pensei em voce e no seu maravilhoso post [Ah! Se eu fosse um deus...].

Beijo,

Uma leitora"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opa! Que legal que você quer dar a sua opinião! Ela é muito bem-vinda.