quarta-feira, 2 de março de 2011

FICOU FRUSTRADO? PUTZ!

 

A frustração está para a vida assim como o ar está para o avião: pode levantar ou derrubar, dependendo somente como o piloto se relaciona com ele.
Não há como não se frustrar nesta vida.



Temos que aprender a nos relacionar com a frustração, pois ela sempre nos dará um “olá”!


O contrato não fechado.

O bilhete não premiado.

O milagre não ocorrido.

O rosto não beijado.

O abraço não recebido.

O amor traído...

O curso não concluído.

A vaga de emprego não preenchida.

A oração não atendida...

Nem sempre o sapo virará um príncipe... Talvez a rã se transforme numa bruxa... Frustrações...

Quem é o responsável (aliás, porque não dizer: culpado) por nossas frustrações?

Muitos de nós passamos a vida buscando os culpados. Os culpados por não terem permitido a concretização dos nossos sonhos e a realização dos nossos desejos.

Quem usurpou nossa vitória?


Precisamos procurar os culpados por nossas desgraças; localizar os responsáveis por nossos fracassos. Temos que dar o troco a quem nos frustrou.


A frustração é um sentimento filho da expectativa. Quanto maiores as nossas expectativas, maiores as chances de frustrações. Na direção oposta, quanto menos expectativas tivermos com relação a nós e aos outros, menores nossas chances de nos frustrarmos. Se nos relacionarmos de forma sadia com nossas expectativas, assim como o ar para o avião, poderemos subir. Como voam as suas expectativas?


Não raro criamos grandes expectativas com as pessoas e quando estas não atendem a estas expectativas, nos frustramos e temos a tendência de culpar o outro por nossa frustração. Isto ocorre freqüentemente nos relacionamentos familiares, pessoais e amorosos, nos quais os contratos não são escritos, mas, tão somente, emocionais e nem sempre é dito o que se espero do outro. Contratos passionais.


Lembro-me de um casal de amigos, muito queridos, que desenvolveram uma expectativa comportamental com relação a mim e minha esposa. Após um tempo de amizade, conforme a personalidade e cultura deles, esperavam que nós agíssemos de determinada forma quanto ao nosso relacionamento com eles. Entretanto, nós éramos (somos) nós mesmos e não as pessoas que eles fantasiaram que éramos. Eu e minha esposa temos qualidades, defeitos e características próprias da nossa cultura e valores. Em determinado momento este casal se aborreceu conosco e se afastou de nós, pois não conseguíamos supri-los em suas expectativas com relação a nós. Numa carta nos culparam que não éramos como “deveríamos ser”. Enfim, se frustraram conosco por terem desenvolvido expectativas irreais e, por fim, nos responsabilizaram por não sermos quem eles desejavam que fôssemos. Tornamos-nos algozes da frustração alheia.


Este comportamento é típico nos seres humanos. Não raro fazemos escolhas de vida ou de relacionamentos baseados em expectativas, as quais, não realizadas, geram frustrações, mas não conseguimos enxergar que nós mesmos somos os responsáveis por nossas escolhas e, portanto, pela maioria das nossas frustrações. Não raro culpamos o governo (porque eu votei mal), culpamos o cônjuge (porque eu o escolhi), culpamos o patrão (por eu não ter hombridade para demitir-me), o vizinho (por ter um carro melhor que o meu), a amante do marido (por tê-lo seduzido), o amante da esposa (por ela tê-lo seduzido)... Mas, nunca nós! Nós? Nós somos bons demais! “O inferno é o outro”. Se o sapo não virou príncipe, ou eu escolhi o sapo errado ou simplesmente eu não aprendi ainda a beijar.


Expectativa por vezes é confundida com fé, mas estes sentimentos não se misturam. Fé é certeza! Certeza de que algo irá acontecer. Fé é profunda convicção de coisas que sequer eu vi. A verdadeira fé não erra. Mas expectativa é um sentimento vacilante, posto aguardar algo pelo que não se tem absoluta certeza: Será que meus números serão sorteados? Será que meu cônjuge é fiel? Será que vou, finalmente, passar no concurso? Fé não gera expectativas, mas certezas. Expectativa não gera fé, mas ansiedade, angústia e dúvida.


Jesus nos deu grandes lições de fé, mas nos orientou a abaixarmos as nossas expectativas: “Não andem ansiosos com coisa alguma... Não fiquem ansiosos com o futuro... Deixem para cada dia o seu próprio mal. Viva um dia por vez.”


Quanto maiores as expectativas, maiores as chances de frustrações.

Quanto mais realistas as expectativas com relação aos outros e a si mesmo, maiores as chances de agradáveis surpresas. Pare de buscar culpados por suas escolhas e frustrações.

Quanto maior a fé, maior a esperança, que gera paz, que gera qualidade de vida!


Luciano Maia


-----------------------------------------------------


Há outro artigo que publiquei, o qual fala sobre a “mãe da frustração”, que é a EXPECTATIVA. Para ler sobre EXPECTATICAS, CLIQUE AQUI.


----------------------------------------------------


E por falar em expectativas e frustrações, vamos para o Momento Despressurização com estes filmes publicitários sensacionais.

Veja que frustrante...




Neste outro filme, as expectativas não estavam bem sintonizadas. resultado: frustração...




Putz! Que frustrante... Hahahah!




E pra terminar, um comercial de escola de idiomas. Infleizmente só irá rir quem entende bem inglês.

12 comentários:

  1. Luciano,

    Fantástico o tema abordado e a maneira como foi conduzido.
    O grande segredo da vida é realmente viver um dia de cada vez, sem depositar no "futuro" tantos anseios, acreditando que a felicidade ainda está por vir.
    A felicidade é o hoje, o agora e o bem que plantas ao longo de seu caminho.
    Valeu, meu irmão.

    Beijão procê,

    Marcelo Salles

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    abraço
    Jardson

    ResponderExcluir
  3. Valeu !
    muito bom
    Grande Abraço
    mano paulo marinho

    ResponderExcluir
  4. Meu irmão em Cristo,

    Obrigado pela mensagem de fé e esperança...

    Abração e ótimo feriado

    Raí

    ResponderExcluir
  5. Poxa,
    Precisava ler isto.
    Vou postar no meu blog. Quem é o autor deste texto??

    obrigado

    Simone Leite

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, mas tem o lado positivo da frustração. Segundo consta o criador do FACE inciou o projeto após ter tomado um fora da namorada. A Frustração das pessoas com elas mesmas é muito comum, vira e volta isto acontece comigo. Geralmente qdo conhecemos alguem que admiramos superestimamos demasiadamente esta pessoa, criamos fantasias irreias sobre esta pessoa, uns chegam até ficarem um pouco cego. Não sei pela minha profissão onde nós (policiais) temos que a desconfiar de tudo e de todos estou já um pouco calejado com isto e não me inludo mais.

    um abraço
    Leo

    ResponderExcluir
  7. Olá Pr. Luciano, gosto demaissss dos seus textos me ajuda muito, me faz refletir sobre muitas coisas...

    Amo demaissss vc e a Simone, vocês tem um cantinho especial no meu coração!

    Obrigada por tudo.

    Ahhh!!!! Gostaria de compartilhar a foto do Nicolas atual.

    Um grande abraço,

    Danubia Sarmento

    ResponderExcluir
  8. Luciano Maia,
    Quanto à fala abaixo destacada, que imagino ser sua, penso: só mudamos os endereços eclesiásticos.
    Gostaria de conhecer um ministro que ainda não tenha vivivo isso!
    Abraço. Fique em Paz!
    Att,
    Marcos Garcia - vosso irmão e servo.

    "Lembro-me de um casal de amigos, muito queridos, que desenvolveram uma expectativa comportamental com relação a mim e minha esposa. Após um tempo de amizade, conforme a personalidade e cultura deles, esperavam que nós agíssemos de determinada forma quanto ao nosso relacionamento com eles. Entretanto, nós éramos (somos) nós mesmos e não as pessoas que eles fantasiaram que éramos. Eu e minha esposa temos qualidades, defeitos e características próprias da nossa cultura e valores. Em determinado momento este casal se aborreceu conosco e se afastou de nós, pois não conseguíamos supri-los em suas expectativas com relação a nós. Numa carta nos culparam que não éramos como “deveríamos ser”. Enfim, se frustraram conosco por terem desenvolvido expectativas irreais e, por fim, nos responsabilizaram por não sermos quem eles desejavam que fôssemos. Tornamos-nos algozes da frustração alheia".

    ResponderExcluir
  9. bravo...

    Bbjocas

    Lílian

    ResponderExcluir
  10. Hello,

    Gostei da relação proporcional entre ansiedade e frustração... e aquele casal que se decepcionou com vcs não sabe de nada, vcs são o maior barato!!!!
    Abs
    Andréa

    ResponderExcluir
  11. Oi! Querido amigo

    Glória a Deus porque o tempo e a experiência de vida, especialmente com Deus, são grandes aliados para aprendermos a nos relacionar com as frustrações. Mas, é verdade que nossa tendência é procurarmos “culpados”, apontar o dedo para alguma coisa ou alguém que carregue o peso da culpa por nós.
    Maravilhoso é saber que podemos vencer mais essa luta e “voar, subir como águia” porque tudo podemos em Deus que nos fortalece.

    Bjos

    Tenha uma semana abençoada!

    Rose

    ResponderExcluir
  12. A paz meu queridO!

    Sua mensagem foi de grande importância para minha vida.
    Realmente foi uma bênção! Foi alimento para minha alma

    e edificação para minha fé. Precisamos a cada dia ter a
    certeza que o melhor de Deus estar por vir, isto independe das
    nossas espectativas ou das nossas ansiedades. Pois com
    certeza fidelíssimo é Deus, e tudo que Ele falou/determinou a nosso
    respeito há de se cumprir.

    Permaneça em Deus, sendo este canal de bênção para muitas vidas!
    Joselma Gonçalves.

    ResponderExcluir

Opa! Que legal que você quer dar a sua opinião! Ela é muito bem-vinda.