segunda-feira, 13 de julho de 2009

EXPLICAÇÃO: EU EXIJO UMA!






As crianças pedem explicação para tudo. Legal como elas são honestas e se assumem ignorantes, ao contrário de muitos de nós. Porque isto? Porque aquilo? E os pais sempre procuram como heróis, ter uma explicação para tudo, mesmo que, de fato, não a tenha.
Mas, com Deus não é assim. Deus não é uma explicação. "Deus é amor".

Muitos cristãos tentam usar Deus como uma explicação para isto, para aquilo, para o início e para o fim das coisas. Mas não. Deus não é uma explicação, mas amor. Alguns usam deus como o limite do conhecimento, neste sentido, o que era atribuído a Deus séculos atrás, por pura falta de explicação, hoje não mais o é. Assim Deus foi perdendo o status de explicação para alguns mistérios. Mas para o que ainda não há explicação hoje, alguns dizem logo: “Isto é Deus!”

Noutro sentido, Deus também não está muito interessado em sair explicando as coisas. Ele quer que saiamos amando as pessoas! Assim como Cristo, não explicou claramente o porquê dos aleijados e doentes, mas limitou-se a curá-los. Devemos também, sobretudo amar. As explicações das coisas, do seu sofrimento, da enfermidade na família, do desemprego inesperado... Pode ser que venham, pode ser que não. Mas isto não me impede de fazer o bem e desejar o bem para você. O personagem Jó morreu sem receber explicações e nem por isso deixou de amar e acreditar em Deus.

Explicação é coisa para a ciência, invenção humana. Uma explicação fraquinha, pálida, insossa e engatinhante, mas ainda assim, a ciência é alguma uma explicação; a melhor que o homem conseguiu criar até hoje para saciar sua fome inata por explicações.

A ciência de ontem é uma piada engraçada perto das descobertas magníficas de hoje. As aplaudidas descobertas de hoje serão piadas ainda mais cômicas perto das descobertas sensacionais que virão daqui a cem anos... E assim sucessivamente.

Ainda somos ignorantes e o maior dos ignorantes é o que isto ignora, posto não estarmos no fim da história. A ciência ainda engatinha, pois ela está encarcerada aos limites intelectuais da humanidade míope.

Ao contrário dos pais humanos que querem ter uma resposta para quase tudo o que suas crianças perguntam. Deus não nos explica "como" Ele criou o homem, Ele apenas conta que Ele criou o homem. Pronto. Eu creio ou não. Ele não se importa tanto. Nós nos incomodamos muito. O "como" é papel da ciência, serva do homem e, um dia talvez, ela chegará perto do conhecimento pleno do "como".

Ah! Se Deus explicasse hoje, nem a ciência entenderia posto ainda ser engatinhante. Mas Ele não explica, ele ama.

Jesus, ao contrário de alguns cristãos, não está preocupado em dizer "como" Deus fez isto ou aquilo, mas preocupa-se em curar, abençoar, dar a paz, tentar extirpar o orgulho, vaidade e arrogância... Preocupa-se em ensinar que a gente deve fazer o bem e tentar não fazer o mal. Mas o livre arbítrio desta tentativa é todo nosso.

Buscar muitas explicações em Deus ou afirmar que Deus é uma explicação para o que o homem ainda não descobriu é de um infantilidade própria dos que n’Ele não acreditam e que ficam explicando como Ele "não" fez as coisas.

Ame, sem explicar ou pedir explicações. O mundo agradece.

------------------------

E por falar nas inexplicáveis razões espirituais pelas quais passamos ou nascemos com problemas, este filme tão sensacional que nem parece publicitário, nos conta uma linda estória de superação. Emocionante!


6 comentários:

  1. Luciano,

    Linda mensagem!

    Silvia

    ResponderExcluir
  2. Depois de um longo e tenebroso inverno....

    Ta produzindo, ein???

    Depois comento lá de casa . Os quadrinhos estão bem engraçadinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto e do filme. Isto eh viver pela fe, pois pra Deus nada eh impossivel!!

    ResponderExcluir
  4. aki qual o nome desse filme??

    ResponderExcluir
  5. Olá Mega Man,

    este filme é um comercial da PANTENE e você poderá vê-lo neste link do Youtube:
    http://www.youtube.com/watch?v=Um9KsrH377A

    Aqui tem mais informações:
    http://adivertido.com/o-brilhante-comercial-de-4-minutos-da-pantene/

    Abraço,

    Maia

    ResponderExcluir

Opa! Que legal que você quer dar a sua opinião! Ela é muito bem-vinda.