sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ACONSELHAMENTO PASTORAL - CONTINUAÇÃO.


Aqui está a réplica. Quem não lei a primeiracarta desta pessoa,pode nã entender muito,portanto, sugiro que ntes de ler acarta abaixo, primeiro você leia a primeira carta, que está AQUI.


"Bem, como eu sou "aquela" pessoa, acho que devo a todos um follow-up sobre os passos da minha alma! Eu conheco o Pastor Maia a anos, e o Senhor sempre tem muitas razoes pra cada um de nos estarmos nesse mundo. Certamente uma das razoes pelo Pastor Maia estar por aqui eh pra ser usado como instrumento na minha vida corrigindo meu curso pra me levar e manter no caminho estreito do Senhor. Como isso nao quero encher a bola do pastor nao. Como isso quero apenas afirmar um principio basico, fundamental, sem o qual a vida nao eh possivel. Por ser um principio tao basico, esta obviamente varias vezes estampado na biblia: nao eh possivel caminhar sozinho!! Nao da certo, nunca! Deus nos fez gragarios, pra viver em comunidade, idealmente numa comunidade que o exalta.
Nao eh possivel viver em comunhao com Deus sem amigos e irmaos em Cristo, porque quando a gente cai, e qualquer um pode cair a qualquer momento, nem sempre conseguimos levantar sozinhos. Amigos e irmaos em Cristo na nossa vida possuem um proposito basico divino: eles nos "catam", amparam e seguram na continuacao da caminhada. Eu nao lembro mais em que olimpiada uma atleta caiu durante uma corrida, completamente exausta, e uma que tambem participava da prova parou seu curso, lavantou a coitada que se arrastava no chao, passou seu braco nela e a puxou adiante. Essa imagem eh ainda uma das mais fortes que guardo na minha cabecao. Ou quem conheceo o filme de animacao CARS, sabe como Lightening McQueen decide sair da pista e sacrificar o primeiro lugar pra buscar o Mr. King, que foi empurrado pra fora pelo vilao Chick, ate a linha de chegada. Pois eh amigos, Deus nos fez assim: sozinhos eh duro.
Precisamos desesperadamente de comunhao com irmaos em Cristo pra chegarmos na linha final. E eh fato de que ha algumas pessoas mais suceptiveis a cair. Ou cair no pecado, ou na depressao. Eu sou uma delas. Enquanto isso, ha outras mais suceptiveis a ter bracos fortes pra carregar quem cai. Gracas a Deus!! Entao, esta foi minha ultima licao: nao ficar so, buscar comunhao.
No meu caso concreto, eu abandonei sim a comunha com irmaos em Cristo. Moro num lugar maravilhoso, mas meio esteril pra se achar a "minha" igreja. Ha anos busco "A" igreja", "OS" cristaos com quem interagir. Mas sempre achei dificil. Ou a igreja era liberal demais, ou conservadora demais, ou simples demais. Ou as pessoas caretas demais, ou superficiais demais, e principamente intelectuais de menos!! Ai, o que o apostolo Paulo me diria agora com tanto orgulho????? E assim eu fui tentando por anos a fio levar a vida sozinha, indo nesta igreja, encontrado defeito, indo na outra, encontrando defeito, mais uma, encontrando mais defeito. E os irmaos, defeito, defeito, defeito. E isso, arrastando a familia atras. Triste, ne?
Andar sozinha nao da certo. Deus nos manda viver em comunhao, andar em comunhao. Eh simples. Ele comanda assim. Entao temos que fazer assim! A coisas que sao, simplesmente sao e defem ser seguidas. Aqui nao ha discussao, ponderacao. Aqui eh, Simples! Eh bem verdade que as os gostos, as musicas, os livros, as roupas, os hobbies, os assuntos, entre os irmao cristaos sao muitas vezes taaaao diferentes! Eu partucularmente costumo sempre achar que os meus sao geralmente mais interessantes do que os dois outros... Porem, aih vem o proposito de andar junto: qual eh a nossa prioridade como cristaos? Onde esta nosso coracao como cristoas? Pois eh... o endereco das nossas prioridades e coracao como cristaos eh um so: Cristo.
Cristo independe de gosto, design, cor, marca... Ele eh simplesmente Ele mesmo, e por isso nao ha mais desculpa pra impossibilidade de uma comunhao em Cristo. O Senhor usou meus ultimos anos e permitiu mesmo que eu chegasse bem nos ultimos degraus da escada que leva ao fundo do poSSo. Pra que? Pra me mostrar que o curso, a estrada que leva a Ele eh COM Ele, e com seus filhos. E so seus filhos podem me carregar nesse caminho. Toda a minha agenda repleta de amigos eh linda e excelente pra cinemas, jantares, operas, etc, etc. Mas sao meus irmaos em Cristo, e so eles, que podem me manter reta, pra que eu va ao cinema com o coracao leve e ame o filme com meus amigos do mundo. Meio complexo, eu sei.
Minha filha so funciona sob pressao. Ela herdou isso de mim. Parece que eu so funciono com meus irmaos cristao me dando uma pressao daquela tipo pe-na-b., me chamando atencao de que existe um amor enexoravel pra eu viver, que existe uma razao, um proposito: simplesmente Deus. Deus eh a meta. Deus ja usou o pastor mais e sua esposa muitas e muitas vezes na minha vida. Sempre do mesminho jeito.
Quando eu me perco na estrada, la veem os dois. Recentemente usou outro irmao pra me mostrar que eu poderia em breve atingir o ultimo degrau rumo ao fundo do poSSo, e de novo veio o pastor Maia pra me puxar pela mao.Dessa vez, eu espero ter entendido claramente: eu nao posso abandonar a comunhao com irmaos em Cristo. Eu me desesperei em constatar o tempo perdido e as dores sofridas por ter abandonado o barco. Saih correndo a busca de pessoas que eu cohehco bem: elas tem outros gostos e preferencias no mundo, mas a prioridade em Cristo eh a mesma porque ha so uma. Nas ultimas semanas, com os bracos do pastor Maia e de uma amiga missionaria me puxando, eu recuperei a compreensao mais basica: lucidez e disciplina. Com comunhao e oracao.
E por isso escrevi, escrevi, escrevi, e nem mencionei Satanas! Porque eh basico: onde ha comnhao, amor e disciplina em Cristo, fica bem dificil pra esse inimigo! Eu acho que esse novo momento nao eh so uma fase, porque tem a ver com um aprendizado. O que apreendi:*Comunidade, comunhao com cristaos. Buscar cristaos, pois Deus nos vez pra andar juntos, um carregando o outro;*Na comunidade dos cristaos ha sempre um irmao pronto pra puxar nossa mao e tirar a gente do poSSo. Nao ha razao pra gente sentar e esperar um milagre cair do ceu. Deus nos prove com o milagre andando ao nosso lado, pronto pra carregar a gente quando a gente abre a boca e deixa que os irmao saibam que a gente precisa;*Disciplina: a teoria eh a mais conhecida, porem a praxis deixa quase sempre a desejar. Dsiciplina em orar, orar, orar, orar, orar.
Em ingles ha o adagio sobre oracao: "a time, the first time, an ealy time" - em portugues seria "um momento, o primeiro momento, logo cedo". Eu fui anos a fio muito liberal sobre isso. Comigo, pelo menos nao deu certo. Ha duas semanas, o desepero me fez seguir isso como regra irrefutavel. Eu oro agora pra que Deus continue me tirando da cama ate o fim dos meus dias, por o efeito em mim eh impressionante. Em ingles ha outro adagio sobre oracao: "something is better than nothing and always aim for more" - "um pouco eh melhor que nada, mas sempre almeje muito mais".
Pra finalizar, quero que voces entendam a profundidade do meu problema, comum a natureza humana e pecadora: eu amo o Senhor Jesus com todo o meu ser. Sempre falei aos meus filhos "eu amo voces, mas Deus os ama muito mais que eu; eu amo muito muito voces, mas amo mais a Deus; me amem, mas amem mais a Deus". Eu amo a palavra de Deus.
Em momentos quando nao me deleito nela pelo conforto espiritual, a devoro epla mera beleza historica, poetica e filosofica. A palavra de Deus sempre foi tudo pra mim desde o momento da minha conversao, a proposito instrumentalizada pelo pasto Maia e sua esposa! Sendo assim, porque esse espirito de doe e depressao que sempre me oprime? A resposta eh simples, dada por Tiago em 1: 22-25"Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e nao somente ouvintes, enganando-vos a vos mesmos. Porque, se alguem eh ouvinte da palavra e nao praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se comtempla, e se retira, e para logo se esquece de como era sua aparencia. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, nao sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse sera bem-aventurado no que realizar".Entendam: eu passei sim anos lendo e conhecendo profundamente a palavra so com o intelecto.
Conhecer com o intelecto eh sim muito util e importante, mas so assim me fez descer num poSSo espelhado e solitario... Oracao, comunhao com irmaos em Cristo e nao englolir a solidao sozinha, porque essa solidao pode ser dividida com alguem e virar companhia. Me bastou gritar por ajuda. Em Deus, sempre basta. Ele eh cheio de filhos que o servem.
Temos na nossa sala um maravilhoso piano de cauda. Era da madrinha do meu filho, uma ex-pianista de concerto, que ha 20 anos adoeceu de alzheimer e abandonou a carreira. Durante todo esse tempo, o piano so ficava la na sala dela, e ha 6 anos foi transferido pra nossa sala. 20 anos de abandono e falta de afino. Imaginem! 20 anos de falta de afino. Eu sempre planejei chamar um afinador, mas pensavamos que ficaria carissimo, ou esperavamos que as criancas finalmente comecassem as aulas de piano, quando seria entao importante um som puro. Minha filha de 8 anos foi admitida ante-ontem na escola de musica pra um fantastico curso chamado carrossel musical com piano, clarineta, viola e citara. Comeca na proxima semana. Entao tive que agir rapido e encomendar urgente um afinador aqui em casa. Na pressa e desespero pensamos que seria caro mesmo, mas era necessario. Liguei pra um grande e renomado afinador e expliquei o estado do tal piano. Ele foi fazendo outras perguntas do tipo "eh mecanica vienense ou inglesa; se ve ferrugem nas cordas; qual marca", e essa foi sua ultima pergunta. Quando eu respondi Hofmann, percebi uma reacao abrupta dele e a resposta veio mais acelerada do que o tom ate entao "estou na cidade hoje e assim que terminar o que estou fazendo ligo pra senhora e vou imediatamente a sua casa". As 4:30 da tarde ele chegou aqui ontem. Chegou na sala e eu notei que os olhos dele brilharam. Ele comecou a desmontar o pianao, e como eh de cauda, de concerto, foi ocupando todo nosso chao. Nas 5 horas que ele ficou aqui, limpou, soprou, martelou concertou, e comecou a afinar. Afinava um pouco e tocava algo, as vezes um concerto de Bethoven, as vezes um noturno de Chopin, Bach quase sempre. Meu marido que estava no quarto ao lado da sala me contou depois que o afinador falava consigo mesmo "como deixam um piano desse decair assim!; como eh possivel um piano destes ser esquecido assim!" Entre os varios cafes, bolos, agua e o jantar que eu levei na sala pra esse ilustre afinador, ele manifestava seu entusiasmo em recuperar essa joia. Depois que ele terminou, veio ate a cozinha, onde estavamos, e nos disse que apesar de ja dar pra "ser tocado", ainda esta longe de poder tocar do jeito que uma mecanica meio-inglesa Hofmann pode oferecer. Nas proximas vezes que ele estiver na cidade ele sempre passara aqui pra ir continuando a afinacao, e pede que tragamos em casa todos os nossos amigos pianistas profissionais pra que eles nos comuniquem suas impressoes". Nos explicou tambem que este piano deve ter por volta de 80 anos, e que a marca nao existe mais, mas que enquanto existiu foi certamente uma das melhores do mundo.
Reconhecem o paralelo????
E como pra Deus nao ha coincidencia... Se alguem se identificar com minha carta ao pastor Maia, por favor acreditem que na fabrica de pianos do Senhor, somos todos Hofmann ou Bosendoerfer, e Deus tem muitos afinadores no seu caminho. Se alguem estiver desafinado como eu, telefonem pro afinador, chamem os pianistas pra tocarem o piano. Aos poucos chegaremos ao que uma mecanica meio-inglesa Hofmman pode oferecer, mas so com o empenho e amor do afinador e apreciacao dos pianistas, que servem ao dono da fabrica de pianos. Deixar o piano parado na sala eh inutil, e a poeira do inimigo toma conta. Temos que agir, chamar ajuda. Eu nao quero deixar que o inimigo em suas diferentes formas e disfarce roube meus sonhos.
Eu sonho soar maravilhosamente ao tocar Satie. E eu acredito nisso agora porque finalmente apreendi a licao: nao me abandonar na crenca de que assim posso ainda andar no caminho de Deus. Obrigada pastor Maia e gracas a Deus. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opa! Que legal que você quer dar a sua opinião! Ela é muito bem-vinda.