quinta-feira, 26 de maio de 2011

A INVEJA É UMA M...




A inveja não diz respeito ao outro, mas diz respeito a si mesmo. Quem inveja é um insatisfeito crônico com o que tem e com o que é. Alguém que não está realizado com as suas conquistas, com sua inteligência, com sua personalidade, com o seu corpo ou com suas escolhas de vida.

A inveja é a doença existencial que fez de Lúcifer, Satanás. Que fez Adão e Eva perderem o paraíso. Que quase matou José, mas o levou ao Egito e que traiu Jesus. Sim, o apóstolo Marcos afirma em seu evangelho que foi a inveja dos religiosos de sua época a razão de sua morte. Inveja mata!

Admirar pessoas bem sucedidas não é um problema, mas desejar ser elas...

O invejoso olha o outro e se ressente de não ser ou de não ter o que ou outro tem ou é, assim, o invejoso é uma pessoa insatisfeita e não realizada. O invejoso não gosta de ser quem é. Não existe uma pessoa perfeita, um ser completo, portanto, todos já sentiram inveja um dia, em algum grau, de alguém ou de algo, mesmo que tenha sido pouco ou breve.

O que não se pode fazer é alimentar este sentimento nefasto. Como disse Lutero: “Não posso evitar que um pássaro pouse em minha cabeça, mas posso evitar que ele faça um ninho.” Quando deixamos a inveja aninhar-se em nós, deixamos de desejar o que é do outro para desejarmos que o outro não mais tenha. Isto mesmo. A inveja em níveis elevados torna-se tão doentia que o invejoso fica tão incomodado com o que ele não tem ou não é que passa a desejar que o outro perca ou deixe de ser. O outro perder passa a ser o único consolo daquele que não tem.

O mais incrível é que o invejoso causa mais mal a si mesmo do que ao objeto da sua inveja. O invejado continua caminhando em paz com sua vida enquanto o invejoso não mais dorme, não tem paz e trava uma guerra muda que destrói sua própria vida. O Rei Salomão resumiu este conceito dizendo que “quem tem paz de espírito tem saúde, mas a inveja é como o câncer”. Isto mesmo, quem está em paz com o que é e com o que tem, está feliz, goza de paz de espírito e numa somatização positiva, caminha cheio de saúde física. Mas quem é insatisfeito e frustrado com suas escolhas, que não se perdoa, que não deseja ser o que é, mas deseja ser o que o outro é, perde sua paz, vive amargurado e triste e o seu próprio sentimento vai matando a si mesmo pouco a pouco, dia a dia, como o câncer.

Para o invejoso, há uma frase de Jean-Paul Sartre que é perfeita: “O inferno é outro”. O invejoso sofre com o sucesso alheio e nesta psicose quer o fim do outro para obter paz. Um sentimento mesquinho, feio, triste. Como disse o filósofo de buteco: “A inveja é uma m...”

Desejar ser o que ainda não se é ou desejar ter coisas que ainda não conquistamos não é um problema em si. Admirar é saudável, mas querer roubar o que o outro é, não é possível. Devemos desejar e buscar nosso crescimento, mas não podemos “culpar” quem é pelo que nós não somos.


__________________


EU FIQUEI COM  "INVEJA"  DE NÃO TER SIDO O CRIADOR DE UMA PROPAGANDA TÃO SENSACIONAL...

8 comentários:

  1. Pr. Luciano
    Agradecemos a maravilhosa mensagem sobre a inveja, que realmente é uma sinalização de insatisfação consigo mesmo.
    Continuamos caminhando no Senhor com a comunidade local. Fizemos um louvor e um almoço numa "oca" da localidade (as construções não são conservadora por aqui).
    Que Deus continue abençoando o seu ministério e todo o povo de Deus em Águas Claras.
    Em Cristo
    _____________________________________
    Alexandre e Rosangela

    ResponderExcluir
  2. Esta mensagem está maravilhosa! E inspiradora!Parabéns!Silvia Reis

    ResponderExcluir
  3. Então, adorei o texto, aliás seus textos são brilhantes.
    Beijos.

    Ana Cristina de Vasconcelos

    ResponderExcluir
  4. Que sabedoria! Obrigada Luciano!

    Ótima semana.

    Abração,

    Mônica Almeida

    ResponderExcluir
  5. Invejar faz parte do crescimento humano. A inveja pode ser para o bem ou para o mal. Acredito que a do bem, produz o despertar para viver a nossa vida. Já a inveja maldosa, só se preocupa em viver o que é do outro.
    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  6. A definição perfeita da inveja: "ela é o outro". Outra observação é que a inveja pode ser contagiosa, pois o invejoso não se contenta em se remoer pelo sucesso alheio, ele quer que outros pensem iguais a ele.
    Como sempre, uma reflexão maravilhosa e com a cara do Pastor Luciano, meu pastor. (Graças a Deus)
    Alves

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!Rev. vc tem sido uma benção,sempre com suas mesagens edificantes.Deus continue te abençoando.Um abraço,graça e paz

    Metodista em Cei-norte

    ResponderExcluir
  8. Guaracy Soares Ribeiro13 de dezembro de 2009 às 10:53

    Parabéns, pastor Luciano, pela sua audácia em publicar sua revolta contra os maus políticos. Oxalá suas palavras sejam lidas, também, pelos corruptos e que possam sentir horrorizados pelos seus comportamentos repulsivos. Não só o ilustríssimo(!) senhor Arruda, mas que todos os seus "colegas" pudessem ter um pouco de ombridade diante de um cargo que exercem, tão digno, mas que o tornam tão repugnante. E pior quando se ouve que cristãos agem da mesma forma, perdendo a grande oportunidade de testemunharem sua fé em Cristo que propalam ter.Vamos orar pelo nosso Brasil, Deus ouve nossas orações, e estou certo, de que Ele mudará o rumo do nosso querido Brasil. Meu abraço, e continue a manifestar seu desagrado diante de outras calamidades que assolam o nosso país.
    Rev. Guaracy Soares Ribeiro - Emilianópolis -SP.

    ResponderExcluir

Opa! Que legal que você quer dar a sua opinião! Ela é muito bem-vinda.